domingo, 1 de março de 2009

Antigo não, atrasado sim.

No mundo de blogs, revistas eletrônicas, e notícias on line, percebo que estamos deixando de lado alguns hábitos comuns no passado, como a simples ação de mandar uma carta pelo correio, hoje se manda emails, scraps, torpedos, mensagens de voz, mensagens off line. . . carta ficou fora de moda, ate meio piegas. Mas isso tudo é normal e aceitável, “a humanidade caminha para frente” como já disseram.

Tenho alguma resistência em deixar esses alguns velhos hábitos, como o simples fato de comprar o jornal na banca, sei que tudo que compro ali posso achar facilmente no meu amigo Google. São inúmeros “folhetins virtuais” diários de notícias grátis, mas me pergunto: onde está o romantismo? Quando se compra um jornal não se está comprando apenas um folhetim de notícias, se compra também o prazer de se folhear seus cadernos pela manhã, se compra o café e a madrugada do colunista que escreveu matéria em cima da hora, o cheiro de tinta sobre o papel impresso que suja as mãos, o flagrante do fotógrafo que ilustra a manchete, se compra a forma mais antiga de comunicação do ser humano que se tem conhecimento, a escrita impressa .

Reflito se estamos dando o valor devido as palavras impressas, facilmente posso baixar vários livros em minutos na internet, e chego a conclusão de que isso é só o começo.

Cadê a sedução a o olhar uma capa, ou o prazer de virar um página ? Se quiser posso imprimir, eu sei, mas isso me soa tão artificial, mecânico, tão enlatado,vejo que essa invasão tecnológica me traz a praticidade no dia a dia, mas não está relacionada a garantia de prazer. O que me faz crer que esses velhos hábitos nunca perderão seu charme, seu prazer e seus valores por serem antigos ,que talvez as vezes seja bom ser um pouco atrasado. Talvez por isso hoje em homenagem a esse sentimento com uma pitada saudosista, eu tenha escrito esse texto a caneta imprimindo palavras no velho caderno de redação.

AUTORIA: RIO 40 GRAUS